A ferramenta, que faz uma varredura no código da página e acessa itens de linha por trás de um firewall, verifica breakpoints, otimiza páginas para o navegador e verifica possíveis problemas de compatibilidade entre versões mais recentes e mais antigas do Internet Explorer.
Além do acesso gratuito ao modern.IE, que por si só já sugere melhorias e encontra erros de compatibilidade entre versões do IE, desenvolvedores do mundo todo agora podem acessar o BrowserStack (um dos principais serviços de teste de sites que foi incluído no projeto da Microsoft) gratuitamente, durante os três primeiros meses. Assim, também é possível testar sites em outros navegadores, tanto do Windows quanto do Mac, independentemente da máquina de teste que esteja sendo executada.
A praticidade do serviço vem a calhar, já que facilita a vida dos desenvolvedores no quesito manutenção de máquinas de teste. Portanto, se você quiser testar a compatibilidade de códigos de páginas, basta escolher seu navegador preferido e iniciar os testes com apenas alguns cliques. Fornecida a URL, o modern.ie, em conjunto com o BrowserStack, vasculha todo o código e apresenta erros de compatibilidade em apenas alguns instantes.
