Dispositivos e aplicativos eliminam a necessidade de uma máquina de cartão comum ou aluguel do equipamento.
Muitos comerciantes e autônomos costumam rejeitar pagamentos com cartão de crédito por conta das taxas cobradas em cada transação e do aluguel de maquininhas que eles precisam pagar. Entretanto, essa prática pode cair em desuso caso alguma dessas formas de pagamento que vamos descrever se popularize.
1. PagCom
Iniciando suas operações em fevereiro deste ano, o PagCom vende um pequeno leitor de tarjas magnéticas que permite ler cartões de crédito e, junto com um aplicativo no smartphone, é possível aceitar pagamentos através da internet. Com ele, você consegue até registrar a assinatura do cliente na tela do aparelho e mandar o comprovante para o email dele. Essa plataforma está disponível para Android e iOS e conta com outras máquinas portáteis que também aceitam débito, mas são mais caras.
Funcionando basicamente da mesma forma que o dispositivo anterior. O PagSeguro UOL conta com um pequeno aparelho que se conecta à entrada para fones de ouvido do dispositivo Android ou iOS. Depois de instalar o app do serviço no smartphone, você liga sua conexão com a internet e pode aceitar pagamentos no crédito da mesma forma que o PagCom.
3. UniPay
Este outro item é simplesmente um aplicativo para smartphones Android, Windows Phone e iOS que permite receber pagamentos pelo celular. Como aqui não existe o leitor de cartões, você precisa digitar o número do cartão de crédito do seu cliente e seguir com os demais passos enquanto está conectado à internet.
4. PagPop
Este é outro aplicativo para Android e iOS que permite fazer praticamente a mesma coisa que o item anterior. Nesta ferramenta não é preciso usar ou comprar o leitor de cartões, mas, por isso, é necessário digitar os números dos cartões. Além do smartphone, essa plataforma pode ser usada através de uma ligação telefônica ou pelo navegador no seu computador.