quarta-feira, 22 de maio de 2013

Análise: Envy 4, o Ultrabook bonito e ergonômico da HP



Alguns fabricantes não se preocupam em desenvolver Ultrabooks absurdamente finos, como é o caso do Envy 4 da HP. Ele tem exatamente uma polegada (2,54 centímetros) de espessura. Isso pode desagradar alguns usuários, mas traz a vantagem de ser mais resistente e suportar uma bateria de maior capacidade. Esses são pontos cruciais para quem costuma trabalhar em qualquer lugar.

Vamos começar descrevendo o teclado do Envy 4, um dos melhores que vimos até aqui. Por ser um modelo de 14 polegadas, há espaço para teclas maiores e mais espaçadas, melhorando a ergonomia para quem costuma digitar horas a fio. O tamanho delas é ideal e são extremamente suaves e precisas. 

O touchpad, por outro lado, ficou abaixo do esperado. As mesmas 14 polegadas que oferecem espaço para um teclado maior poderiam fazer o mesmo pelo touchpad, mas não: ele é menor do que os que equipam modelos menores como o Samsung Série 5 Ultra, de 13 polegadas. Além disso, a textura dele é estranha e os toques não são tão precisos como gostaríamos, mas pelo menos ele oferece suporte para os atalhos compatíveis com o Windows 8. 


Beats Audio slideshow lupa

Bastante estiloso, o Envy 4 já agrada pela aparência logo que o tiramos da caixa, sendo um dos modelos mais elegantes que vimos aqui no Canaltech lado a lado com o XPS 14 da Dell (outro que não é tão fino assim. Será coincidência?). A retroiluminação das teclas é outro ponto que ajuda na aparência, chamando a atenção em qualquer lugar, seja no escritório ou em uma cafeteria. Aliás, isso é algo que deveria ser padrão de Ultrabooks em qualquer faixa de preços. 

Há muito tempo a HP equipa seus modelos mais avançados com o driver de som Beats Audio, e no Envy 4 não é diferente. Tivemos uma excelente experiência sonora com as duas caixas de som localizadas na parte de cima e um subwoofer na parte de baixo, ao contrário de muitos Ultrabooks que trazem um som abafado e graves muito pouco pronunciados. Quem possui um fone de ouvido Beats Audio ficará contente em saber que ele é otimizado para a marca, proporcionando um som limpo e batidas poderosas. 
Outra coisa que a empresa costuma fazer com seus produtos é enchê-los com uma infinidade de crapwares (ou bloatwares ou mesmo programas completamente inúteis que ninguém quer). Paramos de contar quando passamos de 10 e eles estão em todos os lugares! Da barra de tarefas até a tela inicial do Windows 8 eles estão lá para dar um "oi", além das constantes e irritantes mensagens para registrar o produto. Algumas pessoas não ligam para isso, mas nós achamos muito, mas muito chato. 

O desempenho fica por conta do processador Intel Core i5 de terceira geração, 4 GB de memória RAM e um cache SSD de 32 GB lado a lado com um HD de 500 GB, uma combinação já adotada por muitos fabricantes. É um bom conjunto capaz de fornecer uma boa experiência de uso, mas pela faixa de preços do Envy esperávamos ou um processador Intel Core i7 e 8 GB de memória RAM, ou um disco SSD e não somente 32 GB de cache, ainda mais pela tela não ser sensível ao toque.

Como conexões temos três portas USB, sendo duas 3.0 e uma 2.0, RJ-45 para o cabo de internet (com abertura pouco prática, diga-se de passagem), conexão HDMI, entrada de microfone, saída de fone de ouvido e leitor de cartões múltiplo. Nada de saída de vídeo VGA (D-SUB), que com o passar do tempo vai cada vez mais caindo no esquecimento e dando lugar a produtos mais sofisticados. 

As especificações do Envy 4 dizem que ele aguenta até 9 horas fora da tomada, ponto que é capaz de conquistar muitos usuários. Em nossos testes, realmente ficamos várias horas trabalhando com ele antes de vermos uma mensagem de alerta para procurarmos o carregador (que ainda nem tínhamos tirado da caixa), onde pudemos conferir que ele aguentou cerca de 7 horas e meia com tarefas não tão leves assim. 

Outro ponto que vale a pena mencionar é a tecnologia CoolSense da HP, capaz de deixar o Envy 4 "gelado" mesmo sob grandes demandas de processamento. Essa é uma das vantagens para quem se incomoda em sentir o Ultrabook quente quando pretende fazer alguma tarefa um pouco mais pesada. O sistema foi projetado para deixar a região do teclado e touchpad mais refrigerada, redirecionando o calor para outras partes da máquina que não costumamos encostar durante o uso diário. 

Conclusão 

O HP Envy 4 pode ser encontrado no mercado brasileiro por preços que variam entre R$ 3250 e R$ 3500, dentro do esperado pelo design acima da média mas bastante caro pelas configurações que oferece. Não estamos dizendo que é uma máquina lenta e sim que há bastante margem para crescimento, como por exemplo adicionar um disco SSD, mesmo que de 128 GB, para melhorar bastante a experiência de uso no dia a dia. 8 GB de memória RAM seria muito bom também. 

Quem procura um Ultrabook bonito com um excelente teclado (mas um touchpad não tão legal assim), um sistema de som sofisticado e bateria de longa duração, o Envy 4 é uma escolha certeira. Mas quem procura o melhor modelo dentro da faixa de preços cobrada por ele certamente ficará bastante desapontado. 

Vantagens 
  1. Excelente acabamento 
  2. Teclado retroiluminado bastante confortável para longos períodos de digitação 
  3. Bateria de longa duração 
  4. Som acima da média 
Desvantagens 
  1. Crapwares e mensagens de registro constantes que estragam a experiência de uso 
  2. Touchpad bonito, porém pequeno e básico 
  3. Configuração abaixo do esperado pela faixa de preços 
  4. Tela sem tecnologia sensível ao toque