
Alguns fabricantes não se preocupam em desenvolver Ultrabooks absurdamente finos, como é o caso do Envy 4 da HP. Ele tem exatamente uma polegada (2,54 centímetros) de espessura. Isso pode desagradar alguns usuários, mas traz a vantagem de ser mais resistente e suportar uma bateria de maior capacidade. Esses são pontos cruciais para quem costuma trabalhar em qualquer lugar.
Vamos começar descrevendo o teclado do Envy 4, um dos melhores que vimos até aqui. Por ser um modelo de 14 polegadas, há espaço para teclas maiores e mais espaçadas, melhorando a ergonomia para quem costuma digitar horas a fio. O tamanho delas é ideal e são extremamente suaves e precisas.
O touchpad, por outro lado, ficou abaixo do esperado. As mesmas 14 polegadas que oferecem espaço para um teclado maior poderiam fazer o mesmo pelo touchpad, mas não: ele é menor do que os que equipam modelos menores como o Samsung Série 5 Ultra, de 13 polegadas. Além disso, a textura dele é estranha e os toques não são tão precisos como gostaríamos, mas pelo menos ele oferece suporte para os atalhos compatíveis com o Windows 8.
Bastante estiloso, o Envy 4 já agrada pela aparência logo que o tiramos da caixa, sendo um dos modelos mais elegantes que vimos aqui no Canaltech lado a lado com o XPS 14 da Dell (outro que não é tão fino assim. Será coincidência?). A retroiluminação das teclas é outro ponto que ajuda na aparência, chamando a atenção em qualquer lugar, seja no escritório ou em uma cafeteria. Aliás, isso é algo que deveria ser padrão de Ultrabooks em qualquer faixa de preços.
Há muito tempo a HP equipa seus modelos mais avançados com o driver de som Beats Audio, e no Envy 4 não é diferente. Tivemos uma excelente experiência sonora com as duas caixas de som localizadas na parte de cima e um subwoofer na parte de baixo, ao contrário de muitos Ultrabooks que trazem um som abafado e graves muito pouco pronunciados. Quem possui um fone de ouvido Beats Audio ficará contente em saber que ele é otimizado para a marca, proporcionando um som limpo e batidas poderosas.
Outra coisa que a empresa costuma fazer com seus produtos é enchê-los com uma infinidade de crapwares (ou bloatwares ou mesmo programas completamente inúteis que ninguém quer). Paramos de contar quando passamos de 10 e eles estão em todos os lugares! Da barra de tarefas até a tela inicial do Windows 8 eles estão lá para dar um "oi", além das constantes e irritantes mensagens para registrar o produto. Algumas pessoas não ligam para isso, mas nós achamos muito, mas muito chato.
O desempenho fica por conta do processador Intel Core i5 de terceira geração, 4 GB de memória RAM e um cache SSD de 32 GB lado a lado com um HD de 500 GB, uma combinação já adotada por muitos fabricantes. É um bom conjunto capaz de fornecer uma boa experiência de uso, mas pela faixa de preços do Envy esperávamos ou um processador Intel Core i7 e 8 GB de memória RAM, ou um disco SSD e não somente 32 GB de cache, ainda mais pela tela não ser sensível ao toque.
Como conexões temos três portas USB, sendo duas 3.0 e uma 2.0, RJ-45 para o cabo de internet (com abertura pouco prática, diga-se de passagem), conexão HDMI, entrada de microfone, saída de fone de ouvido e leitor de cartões múltiplo. Nada de saída de vídeo VGA (D-SUB), que com o passar do tempo vai cada vez mais caindo no esquecimento e dando lugar a produtos mais sofisticados.
As especificações do Envy 4 dizem que ele aguenta até 9 horas fora da tomada, ponto que é capaz de conquistar muitos usuários. Em nossos testes, realmente ficamos várias horas trabalhando com ele antes de vermos uma mensagem de alerta para procurarmos o carregador (que ainda nem tínhamos tirado da caixa), onde pudemos conferir que ele aguentou cerca de 7 horas e meia com tarefas não tão leves assim.
Outro ponto que vale a pena mencionar é a tecnologia CoolSense da HP, capaz de deixar o Envy 4 "gelado" mesmo sob grandes demandas de processamento. Essa é uma das vantagens para quem se incomoda em sentir o Ultrabook quente quando pretende fazer alguma tarefa um pouco mais pesada. O sistema foi projetado para deixar a região do teclado e touchpad mais refrigerada, redirecionando o calor para outras partes da máquina que não costumamos encostar durante o uso diário.
Conclusão
O HP Envy 4 pode ser encontrado no mercado brasileiro por preços que variam entre R$ 3250 e R$ 3500, dentro do esperado pelo design acima da média mas bastante caro pelas configurações que oferece. Não estamos dizendo que é uma máquina lenta e sim que há bastante margem para crescimento, como por exemplo adicionar um disco SSD, mesmo que de 128 GB, para melhorar bastante a experiência de uso no dia a dia. 8 GB de memória RAM seria muito bom também.
Quem procura um Ultrabook bonito com um excelente teclado (mas um touchpad não tão legal assim), um sistema de som sofisticado e bateria de longa duração, o Envy 4 é uma escolha certeira. Mas quem procura o melhor modelo dentro da faixa de preços cobrada por ele certamente ficará bastante desapontado.
Vantagens
- Excelente acabamento
- Teclado retroiluminado bastante confortável para longos períodos de digitação
- Bateria de longa duração
- Som acima da média
Desvantagens
- Crapwares e mensagens de registro constantes que estragam a experiência de uso
- Touchpad bonito, porém pequeno e básico
- Configuração abaixo do esperado pela faixa de preços
- Tela sem tecnologia sensível ao toque