Região de SP cria rede de vigilância pelo celular que alerta sobre perigos
Através de um aplicativo, moradores poderão avisar uns aos outros sobre assaltos, sequestros ou qualquer outra situação de risco.
A região do Morumbi, bairro nobre da cidade de São Paulo, conta com um novo recurso para se proteger da violência. Trata-se de um projeto que tem como objetivo criar uma rede de vigilantes através de smartphones e computadores.
Alerta geral
O programa será capaz de avisar, por exemplo, quando um usuário está em perigo ou quando algum suspeito está por perto. O objetivo é criar a vigilância comunitária com as informações sendo espalhadas rapidamente pela vizinhança do bairro.
Além de informações, o aplicativo permite enviar fotos de acidentes, assaltantes, ou de qualquer outra situação de risco, e também a localização exata dos lugares no “pedido de socorro”.
Até uma opção de “problema público” poderá ser ativada caso um andarilho ou pedinte esteja dentro dos limites do bairro.
O app também conta com o modo “pânico silencioso” que deve ser usado em situações muito perigosas, como um arrastão no condomínio ou sequestro. Com este modo, a tela inicial do aparelho retorna rapidamente após uma mensagem discreta ser enviada.
Projeto avançado
O projeto será implantado nos próximos 15 dias, mas já está planejado um estágio mais avançado que deverá incluir, além de moradores e porteiros, empresas de segurança, conselhos comunitários de segurança (Consegs) e até a PM.
